Mensalão: Aspecto Legal x Aspecto Moral (José Genoino)

Boa noite, pessoal!
 
Após termos noticiada a condenação de diversos políticos, ex-políticos, tesoureiros e empresários, no processo do mensalão, reacende-se o debate entre o chamado aspecto legal x aspecto moral dos procedimentos políticos.
 
Abaixo temos uma reportagem sucinta a respeito do processo de julgamento e aplicação de penas aos envolvidos no escândalo:

 
Ocorre que, nesta semana, com a saída do titular, deputado Carlinhos Almeida, que foi assumir a prefeitura de São José dos Campos, o suplente deveria ser empossado. E hoje, 03 de janeiro, quinta-feira, o suplente que estava previamente escalado para esta empreitada era justamente Genoíno.
 
Mesmo condenado a seis anos e onze meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento, ele teve apoio do partido para assumir a vaga. E, amparado por uma brecha legal (esgotamento total de todos os recursos no Supremo Tribunal Federal), poderá exercer sua função de Deputado Federal.
 
Sendo assim, ele está legalmente amparado no momento (aspecto legal), apesar da iminente perspectiva de uma futura destituição, o que resultaria na interrupção. Ou seja, o ESTRITAMENTE legal está acima do MORALMENTE aceitável perante a sociedade brasileira.
 
"Me sinto confortável porque estou seguindo as regras da Constituição do meu país. Estou aqui cumprindo um dever legal, correto de cumprir a legislação brasileira", disse após a posse. "Meu compromisso com a democracia é profundo e radical", afirmou durante entrevista após a posse.
 
 
Talvez fosse mais democraticamente aceito se a mesma população que o elegeu, pudesse novamente participar de um pleito para checar se realmente o aceita como legislador. Isto poderia vir a ser mais democrático e moralmente mais aceitável.
 
Mas ainda não chegamos a tal patamar... infelizmente!
 
Até a próxima postagem, pessoal. 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Peço Licença ao Julio Verne - "A Volta a Um Livro em 100 Anos" - (Subvertendo o Título Original da Obra)