Racismo Como Lamentável Protagonista: "Duro" Enforcamento da Convivência...

Acredito que as coincidências podem servir como combustível de inspiração para manifestarmos nossa reflexão a respeito de alguns temas e o ocorrido na Espanha no último fim de semana nos mostrou um elemento em comum em relação a um primeiro evento, também muito noticiado de racismo contra o jogador Vinícius Junior. Mas eu o apresentarei posteriormente, à medida do desenvolvimento do texto, pois os escritos anteriores servirão para dar um embasamento maior a ele. 

Ao longo do tempo, na história humana, houve muitos momentos marcantes em que a formulação de teorias a respeito da superioridade de um nicho populacional sobre o outro era divulgada, tentando persuadir milhares, milhões de pessoas. O aparato governamental e a "indústria da propaganda" de determinadas ocasiões, convenceu, mediante apresentação de teses duvidosas e distorcidas, que não se poderia admitir o convívio entre algumas nacionalidades e grupos populacionais e estabeleceram-se critérios ligados à "purificação das raças" (eugenia) e preconceito fomentado por hostilidades (antissemitismo). 

O parágrafo anterior ilustra somente uma das manifestações do preconceito ao longo do tempo e serve como exemplo adicional para o fato que está em voga nos últimos tempos: a perseguição ao jogador Vinícius Junior, anteriormente defendendo o Flamengo. Atualmente no Real Madrid (Espanha), virou foco de insultos e perseguições racistas, tendo atingido este conjunto de eventos o ápice neste final de semana na partida entre Real Madrid x Valência, pelo Campeonato Espanhol. 


Além da indignação pelo fato, por haver muitos "torcedores" (assim entre aspas realmente) gritando insultos desta natureza, um episódio dentro de campo chamou a atenção: ele (Vinícius) foi expulso pela arbitragem, sob a alegação de que agrediu o jogador adversário, ignorando o fato que anteriormente ele foi quase enforcado por este mesmo jogador, Hugo Duro. 

O enforcamento acaba sendo o símbolo da tentativa destas pessoas preconceituosas. Pois ele, literal e metaforicamente falando, representa a supressão da possibilidade de manifestação do que é correto e da capacidade de exercer o direito de defesa em relação às injustiças cometidas. E este enforcamento foi duramente e lamentavelmente representado em um episódio anterior, no qual "torcedores" do Atlético de Madrid (rival do Real) compuseram um boneco representando Vinícius Junior, o qual foi pendurado em um viaduto da cidade, representando este fato (conforme vídeo abaixo):


O racismo aqui infelizmente (e literalmente), foi exposto do modo mais "duro" possível, mas dada a repercussão que gerou, parece que irá resultar em alguma mudança de paradigma em breve, pois até mesmo a Fifa, o governo brasileiro, as autoridades espanholas estão tomando medidas para tentar suprimir este fato lamentável. 

Esperamos que o direito de viver de forma igual entre iguais não seja derrubada por "mata-leões" desferidos por pessoas que normalizam o racismo e inverter o ônus da culpa de suas más ações. Do contrário (e por mais inacreditável que isso possa acontecer), é sempre a elas que será vinculada a culpa de uma eventual reação destemperada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...