Futebol e Engajamento Social - Um Contraponto ao Cenário Atual

O futebol cria identidade. Em boa parte das famílias brasileiras, avós, pais, irmãos, primos e demais categorias de parentes têm suas preferências por determinada agremiação, com motivos dos mais diversos. Existem fatos e símbolos vinculados a eles que demonstram a importância deste esporte dentro da realidade brasileira. 

Assim como na vida cotidiana, estabelecemos um vínculo inquebrantável em relação àquela agremiação, projetando na camisa, símbolo, jogadores, cores e escudo, uma espécie de bálsamo, uma catarse perante às dificuldades da vida cotidiana. Conseguimos "virar a chave" em relação ao mundo exposto da vida real, da rotina e até mesmo vislumbramos cenários futuros de sucesso, pela possibilidade de construção de uma sólida carreira, conforme a manifestação de muitas crianças, cujo passatempo, dentre os preferidos, é jogar bola. 

Elas colocam "na ponta da chuteira" uma realidade alcançada por ídolos como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Robet Lewandovski, Neymar, dentre outros, que é estar no holofote dos principais clubes do mundo e ser alçado ao patamar de ídolo. Afora isso, o componente financeiro, que não encontra precedentes dentro da realidade da maior parte das equipes de outras séries no Brasil, complementam esta autêntica fábula, fábrica de sonhos.

Já voltando ao nosso plano real, outro símbolo do poder de mobilização que o "esporte bretão" consegue despertar são os chamados torcedores símbolo, os quais, pelo seu amor ao clube, tornam-se uma espécie de referência folclórica, tamanha a sua excentricidade e o seu fanatismo. E pela constatação deste poder, projetos que visam o bem acabam nascendo e geram resultados concretos a favor de determinados segmentos da sociedade. 

Dois grandes exemplos deste poder ocorreram há alguns anos, por meio de campanhas de doação de órgãos e adoção de crianças promovidas pelo Sport Club do Recife, estas podendo ser acompanhadas mediante os links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=-8GFcAlWhBM

https://www.youtube.com/watch?v=usubVQ2HJqI

https://www.youtube.com/watch?v=yN_JJsSj9pg

https://www.youtube.com/watch?v=tg3deW5rdw4

A palavra-chave no caso acima é engajamento. Já que a marca (neste caso, Sport Club do Recife), tendo como ação principal causas sociais importantes (doação de órgãos e adoção), consegue impulsionar os potenciais consumidores (torcedores da própria equipe e dos rivais) a tomarem ações concretas no sentido de participação direta ou indireta, dentro dos objetivos traçados pelas campanhas. 


E a razão pela qual apliquei o assunto futebol neste post é estabelecer um contraponto em relação a muito do que vem ocorrido ultimamente, fora do que se espera de ética e postura profissional. Comportamentos dentro e fora de campo que não deveriam ser compatíveis a pessoas que significam (e de forma especial às crianças) uma referência de identificação com o clube que temos preferência. 


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