Um "Google Maps Nostálgico e Metafórico" - Resenha Musical ("Fascination": The Human League)

Coincidentemente estava analisando elaborar um texto a respeito desta canção da banda "The Human League" antes da postagem anterior, analisando os conceitos de um curso acerca de tomada de decisões. Preliminarmente não haveria nenhuma relação entre os dois escritos, mas depois, parando para analisar a letra da canção x percepções e pensamentos adotados por nós, é possível dizer que o elemento convergente é a palavra "ponto".

Quando escutei a canção "Keep Feeling: Fascination" pela primeira vez, de imediato fiz uma brincadeira referente à imagem inicial do clipe, afirmando que ali estávamos nos deparando com o precursor do Google Maps. Afinal, aquele ponto (veja a primeira aplicação da palavra aqui), de início uma marcação de mapa e logo após uma casa dos subúrbios de Londres pintada de laranja, apareceu sob esta perspectiva: como se fosse um resultado de pesquisa de endereço feita por um usuário.

Busquei referências para obter uma explicação fundamentada a respeito da ligação entre a letra e o clipe, mas não consegui material na internet. Assim sendo, as impressões e relações aqui descritas têm origem em impressões que busquei relacionar por um raciocínio intuitivo. 

O mote da letra parece estar ligado a uma mudança de ponto de vista, de paradigma, e da necessidade de "ir em frente". Não fica implícito se isso advém de uma decepção amorosa, traição ou erro crasso, mas sim um efeito de correção de rota, visando uma abertura de um horizonte mais colorido, criativo e ameno. 

Tal como nos referimos aos nossos impulsos, pois dependendo de como nós o aplicamos, determinam um objetivo traçado, seja a médio ou longo prazo, a letra cita que a "verdade precisa de um rearranjo" em determinados momentos. Então a área delimitada entre o colorido e o cinzento (até mesmo o que figura no ambiente onde os músicos se apresentam), pode representar esta dicotomia de cenários e a dificuldade de migrarmos entre um ambiente e outro, conforme as situações vivenciadas e a aplicação dos pensamentos automáticos ou elaborados. 

Se os seus valores te levarem a caminhos de estratégias éticas, corretas e que colaborem com seu bem-estar, estão em consonância com o que é cantado em outra parte da letra: "mantenha a sensação de fascínio, aprendendo e seguindo em frente". Pode ser um caminho difícil porque a autodisciplina e a força de vontade não são características normalmente tão inerentes a nós, seres humanos, mas é possível. 


Como curiosidade, de fato a área onde se passa o clipe foi pintada de laranja, inclusive a casa e o automóvel estacionado (um modelo Austin 1800). A música é datada de 1983.


E hoje a área encontra-se assim: este é um distrito na parte leste de Londres, que iria passar por um projeto de reconstrução à época (década de 1980), sendo que a casa não existe mais. 




Créditos da imaem: By Attribution details, CC BY-SA 3.0, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=43524035.

Até a próxima postagem, pessoal!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...