Dia Internacional do Meio Ambiente - Fazendo Nossa Parte (Cidadania)

Hoje (05/06/2023) é celebrado o Dia Internacional do Meio Ambiente, instituído pela ONU para chamar a atenção da população sobre os problemas ambientais e a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Foi instituído em 1972, durante uma Assembleia Geral. 

Neste sentido, é importante relembrar e informar algumas ações simples que podemos tomar para termos uma postura mais ativa em torno da preservação de recursos e poupança de energia. Dentre as principais, o consumo consciente de água e a separação do lixo entre orgânico e reciclável.

A reciclagem consiste basicamente em separar resíduos sólidos por categorias, utilizando-os na composição de novos produtos, especialmente transformando os seus fragmentos no processo industrial em insumos aproveitáveis durante o processo de fabricação. Comumente, os tipos de materiais são classificados por cores, conforme demonstra a imagem abaixo:



Em muitos condomínios e em alguns lugares da cidade de São Paulo existem estas caçambas para a coleta seletiva, porém pensando no efeito mais prático de nossa rotina, existe uma maneira direta e prática de encaminhar parte do que produzimos a este destino: os ecopontos da Enel, companhia de distribuição de energia. 

Resumidamente, o consumidor faz um cadastro em um dos endereços disponíveis (vide link abaixo), e a partir do número de sua Unidade Consumidora (domicílio), apresenta um cartão de identificação. Cada tipo de material é pesado e contabilizado, sendo emitido um extrato do valor que será convertido como "ecobônus".

A apuração do valor é por quilo de material (vidro, papel, metais, etc) e o correspondente bônus será lançado na futura conta de luz do consumidor. 

O valor realmente não é alto, mas o que vale é a iniciativa para promover um aproveitamento do material, em prol do meio ambiente e da coletividade. Em termos de números, é possível checar em tempo real pelo app Ecoenel, em tempo real, os lançamentos destes créditos, além de verificar também o chamado "Residômetro", gráfico que demonstra por tipo, quantos quilos de material foram recolhidos até aquele momento. No instante que estou redigindo este artigo, mostrava um total de 17.498.510kg, sendo que a porcentagem mais relevante é de papel, com quase 50% do total global. 

Abaixo segue o link para obtenção de informações e download do PDF contendo os endereços dos ecopontos na capital:

https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/Sustentabilidade/iniciativas/archive/ecoenel.html.

Vale ressaltar que, se assim preferir, o consumidor pode destinar os bônus da coleta a instituições sociais que estejam localizadas na área de jurisdição da Enel. 

Vale a pena conferir. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...