Douglas Bader - Superando Adversidades

Boa noite, pessoal!

A literatura ligada à II Guerra Mundial muitas vezes reserva, em termos de títulos biográficos, publicações sobre os mais influentes líderes e protagonistas do conflito: Adolf Hitler e Winston Churchill. Decerto, outras personagens como Rudolf Hess e Joseph Goebbels também mereceram destaque e são muito conhecidas, mas até então eu, pessoalmente, não conhecia o papel de Douglas Bader no conflito. 

Douglas Bader foi um piloto britânico, nascido em 1910, que decidiu, a partir de 1927 tornar-se piloto da Royal Air Force (RAF) da Grã-Bretanha. Após um período conturbado, onde em um curso de formação classificou-se em 18º lugar, numa turma de 21 alunos, empenhou-se nos estudos e melhorou consideravelmente suas técnicas de pilotagem. 


Em 1931, ao voar em um aparelho chamado Bulldog, fazendo acrobacias de rolamento, Bader acabou por acidentar-se, após a asa esquerda da aeronave bater no chão e a aeronave logo transformar-se num monte de destroços. As pernas de Bader foram esmagadas, a esquerda sob o assento e a direita pelo pedal do leme.

Com isso, teve que amputá-las, e seu estado de saúde degenerou-se. Em 1932 foi transferido para o RAF Hospital em Uxbridge. Após meses de agonizantes e determinados esforços, Bader aprendeu a caminhar com suas duas pernas artificiais, sem utilizar bengala. Aprendeu também a dirigir carro, com os pedais modificados para se ajustarem a suas novas pernas, mas o sonho de Bader era voltar a voar.


Em 15 de setembro de 1940, os pilotos de caça da RAF enfrentaram os alemães da Luftwaffe, na famosa Batalha da Inglaterra. Os caças Spitfire e Hurricane foram as principais armas dos britânicos para derrotar os alemães, mas destacou-se em seu desempenho e bravura, justamente Douglas Bader, líder de esquadrão da ala de Duxford, que contava com 5 esquadrões. 


Mesmo com sua deficiência, Bader finalizou a II Guerra Mundial com 22 vitórias aéreas conquistadas pilotando os modelos Hawker Hurricane e Supermarine Spitfire, dando baixa da RAF em 1946, provando que com determinação pode-se alcançar objetivos que não seriam esperados em condições normais. 

Aqui o próprio Douglas Bader concede uma entrevista à tv, falando basicamente de diferenças entre aeronaves da época (1966) e da década de 1940, em termos de navegabilidade aérea, velocidade e características de armamento, num relato raro e aparição importantes para a referência histórica. 



Até a próxima postagem, pessoal!

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