Feliz Dia do Amigo (Com Suas Diversidades...)

Boa tarde, pessoal. 

Já ia esquecendo, ainda mais nesta era de Facebook, desta data tão importante, o Dia do Amigo. Aliás, amigo pode assumir diversas facetas, e mesmo aquele que à primeira vista lhe é totalmente incompatível, pode tornar-se fundamental para a sua sobrevivência. E digo sobrevivência não apenas no sentido figurado, mas sim no sentido literal da coisa mesmo...

Nisso me veio à mente um filme clássico do tipo "sessão da tarde", de 1985, chamado "Inimigo Meu", estrelado por Dennis Quaid. Nele, dois opositores estelares (um terráqueo e outro extra-terrestre), após uma luta ferrenha nos céus do universo, acabam caindo em um planeta inóspito e desconhecido. De inimigos ferrenhos, vão se tornando mais "toleráveis" um ao outro, pela convivência forçada.


Na esfera humana, esta é uma situação perfeitamente factível. Assim como há muitos "lobos em pele de cordeiro", há pessoas que, aparentemente à primeira vista por serem fechadas, turronas, até ranzinzas de certa maneira (eu até me incluo nisso...), parecem menos amigáveis que o esperado. Mas basta algumas oportunidades de conversa, mesmo que apenas no mundo virtual, para nos revelarmos para o mundo como bons e duradouros amigos. 
Já na obra de Alexandre Dumas, a amizade representa algo inquebrantável e um panteão de luta de três mosqueteiros, que junto com D'Artagnan protagonizaram a história famosa ("Os Três Mosqueteiros"), ambientada na época dos reis Luis XIII e Luis XIV...


Como a gente vê, a amizade pode assumir diversas facetas, mas um símbolo grandioso do quanto ela representa para todos nós, está presente na canção do Milton Nascimento, chamada "Canção da América", que contém o famoso refrão "amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito...".


A todos os meus amigos que me proporcionam as palavras e as expressões mais bonitas de carinho, força e confiança, dedico este texto e esta canção neste dia tão feliz. E amigo se estende às pessoas que nutrimos o amor mais forte e incondicional possível: nossos pais e nossos amores (esposas, namoradas, filhos e filhas).

Minha saudação vai a todos vocês.

Até a próxima postagem, pessoal! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...