Renascimento de Uma Fênix - "Barcelusa"

Olá, pessoal.


Nos idos de minha adolescência tão querida (já está fazendo um tempo agora...), eu costumava, por conta de ser um passatempo mais tranquilo em relação a outros times, assistir aos jogos da Portuguesa no Canindé.


Estou falando do segundo time de todos os paulistanos, porque hoje, na hercúlea tarefa de lavar roupa e louça, liguei o rádio e estava escutando o jogo entre Portuguesa e Duque de Caxias. Salve a Lusa, Campeã Brasileira da Série B!


Isso me fez apelar para o "santo" Google, por conta de que lembrei de um dos personagens mais folclóricos e engraçados que já vi dentro de um estádio de futebol: o inconfundível Sardinha.


Onde vi uma mini biografia de uma das figurinhas carimbadas mais divertidas que podiam existir para abrilhantar o esforço que é deslocar-se ao Canindé, estádio perto da estação Portuguesa-Tietê e Armênia (mas é melhor descer na Armênia) e enfrentar o odor nada convidativo da marginal Tietê, com o nosso conhecido rio homônimo e, infelizmente poluído e fétido.


Aqui vai a sucinta descrição do perfil do Sardinha:


Quem frequenta o Canindé conhece o Sardinha. Torcedor símbolo. Não perde um jogo, quase sempre colado no alambrado com sua camisa azul e o bonezinho puído da Lusa xingando o juiz. Quem lê a revista Piauí ficou sabendo mais sobre esse grande personagem. Chama-se Leonardo Garcia, tem 73 anos, mora no Sacomã, zona sul de São Paulo. E não é português. Seus pais são espanhóis. Adotou a Lusa pelo bom futebol jogado na década de 50. Ajudou até na construção do estádio. Sardinha está até no Twitter (@Sardinha_Lusa).




Posso não recordar quando fui e contra quem assisti o jogo da Portuguesa, mas na minha memória ficam as divertidas incursões deste nervoso senhor que, grudado no alambrado, passava praticamente os 45 minutos do primeiro e do segundo tempo grudado, à la "spiderman", xingando e esbravejando, seja em derrota, seja em vitória Lusa.


Garimpando um pouco pela internet, encontrei este vídeo de baixa resolução, que consegue mesmo assim ilustrar um pouco do "modus operandi" deste divertido senhor...




Acabou agora o jogo... Portuguesa 4 x 0 Duque de Caxias. Eis os gols...




Até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...