Reflexão de Um Motorista Iniciante...

Bom dia, pessoal. 

Após cerca de 2 meses aproximadamente de retomada ao volante, resolvi escrever uma breve reflexão a respeito disto. Aparte a minha inexperiência e também a minha conseqüente falta de destreza para conduzir determinados processos (manobras, subidas e atividades afins), procuro manter uma postura de direção defensiva, de maneira a tentar mitigar o risco de me envolver em algum acidente.

De qualquer forma, fui testemunha também de muitas situações de risco, determinadas imprudências e atos de "coragem" (coragem entre aspas mesmo), de determinados condutores, além das típicas luzes altas, "costuras" entre as pistas, alta velocidade, falta de uso de lanternas à noite, dentre outras coisas. 


Isso demonstra que ainda estamos muito longe de dizer que a atividade de dirigir é plenamente segura. Na realidade, nunca será 100% segura, mas poderíamos chegar mais perto disso se mudássemos nossa postura para determinadas situações. 

O vídeo que deixei acima demonstra a combinação de dois fatores dos mais determinantes para provocar determinados acidentes em nossas vias: o álcool ao volante e também a desatenção quanto à sinalização de trânsito. De fato, podemos dizer que o filme em si não aparentou ter o acidente gerado diretamente pela ação do álcool sobre os reflexos do motorista (poderíamos alegar desatenção no cruzamento, pura e simplesmente), mas, de certa maneira há margem para paramos para pensar e refletir o seguinte: "sem o álcool, a atenção dele poderia estar mais focada"?

A mensagem final do filme diz: "Se você bebe e depois dirige, você é um completo idiota."

Fica esta análise para refletirmos. Os números falam por si só 
(fonte:http://www.brasil.gov.br/saude/2015/07/cresce-numero-de-acidentes-de-transito-no-brasil/view):


Até a próxima postagem, pessoal. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...