Política e Astronomia - Breve Paralelo...


Bom dia, pessoal.

Continuando esta breve análise sobre o atual estágio da política brasileira, tive uma certa dúvida em tomar alguma referência para traçar um paralelo quanto às opiniões que emiti na postagem passada, e acabei enveredando para o mundo da astronomia, cosmologia, tomando "emprestado" um pequeno vídeo de uma influente figura nestas áreas, que já não encontra-se neste plano e planeta: Carl Sagan. 

Ele foi um norte-americano que teve mais de 600 publicações em sua carreira, que infelizmente foi abreviada em 1992, aos 62 anos de idade, por conta de uma pneumonia, derivada de uma doença rara, denominada mielodisplasia. 


Tinha crença, pelos estudos que elencava, de cadeias de aminoácidos por radiação e reações químicas e também por aplicações de fórmulas e equações, que outras vidas habitavam o vasto universo das galáxias que tanto tentamos explorar.

No pequeno vídeo que compartilho com vocês, ele descreve ao mesmo tempo uma visão um pouco sombria dos desígnios da humanidade, mas ao mesmo tempo nos oferece um bastião de esperança, acreditando nas qualidades que o mesmo ser humano pode fazer surgir da sua seara bondosa.

"Se nos rendermos à superstição, ganância ou estupidez, podemos mergulhar o mundo numa escuridão mais profunda que o tempo entre o colapso da civilização clássica e a Renascença italiana. Mas, nós também somos capazes de usar nossa compaixão, nossa inteligência, nossa tecnologia e nossa riqueza para fazer uma vida abundante e significativa para cada habitante deste planeta."


Cada um de nós cultiva seu conjunto de crenças e eu, particularmente, acredito em um dito bíblico que vai muito de encontro com a visão de Sagan, a respeito de diversos mundos estelares encontrados universo afora:

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14:2 

Aqui no Planeta Terra, temos nossa oportunidade diária e constante de evoluir, pela capacidade de usarmos nossas qualidades como a inteligência, discernimento, julgamento, amor e compaixão. E assim, construímos continuamente um firme alicerce para quando galgarmos outros mundos mais evoluídos. 


Que isso ilumine os desígnios de nossa política e futuro do Brasil e do mundo como um todo. 

Até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...