Pegando Estrada - Novos Ares (Perspectivas sem Perspectiva)

Boa noite, pessoal!


Bom, muitos poderão estranhar o título desta minha pequena crônica, mas ele diz respeito a dois pontos de vista que posso abordar quanto à viagem que fiz neste domingo, com destino à cidade de Limeira.



"Perspectivas sem perspectiva" significa na realidade uma visão antagônica entre a expectativa desfavorável de um objetivo primário (a realização de uma prova) e a retomada de um ato que há muito tempo eu não fazia: ir rumo ao interior, a bordo de um ônibus, apenas apreciando a paisagem.

A questão de cultivar novos ares é fundamental à existência humana. O ser humano, por mais fechado e introspectivo que seja (em alguns casos), sazonalmente tem sede por descobertas e o ato de viajar é uma das formas mais gratificantes que pode espelhar isso.


Claro que eu conheci apenas parte da cidade, da janela de um ônibus e fui diretamente a um destino pré-determinado, porém o ato de poder direcionar o seu pensamento (durante o trajeto) a um destino indefinido, apenas fomentado pelo combustível da imaginação.


A paisagem, ora bucólica, ora retrato do progresso pujante da agropecuária paulistana, pode nos remeter a uma rota abstrata, com destino a diversos substantivos ligados a esta palavra. Reminiscências de felicidade, de alegria, de momentos de infância onde finais de ano eram regados a brincadeiras com os primos e as viradas de ano eram passadas na rua, brincando de pega-pega, taco, dentre outras, que hoje foram quase que totalmente substituídas pelos jogos de computador, pelas redes sociais e pelo ambiente virtual.


Eu faço um "mea-culpa" a respeito disso, porque passo a maior parte das horas do meu dia vinculadas a um computador: seja no trabalho, seja pós-jornada de trabalho, reconhecendo sim que, com o advento da internet a comunicação entre as pessoas de diversas partes do mundo foi facilitada. Mas, a partir do momento que isso substitui totalmente o contato "tête-a-tête", algo deve ser feito.



E viajar proporciona conhecer pessoas, paisagens, vislumbrar novos horizontes.



E foi isso que fiz no último domingo e que isso represente uma grande retomada.



Até a próxima postagem, pessoal!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...