A Época da Inocência e Upgrade Profissional

Oi, pessoal, tudo bem?

Bem, ocasionalmente hoje estava ajustando o dial da programação de rádio online, quando me deparei com um vídeo interessante fazendo associação entre o seriado Chips e os conceitos de ética profissional.


CHiPs (abreviação de California Highway Patrol) era um seriado policial americano exibido na década de 1980 em nossas matinês na tv. As personagens principais eram dois patrulheiros desse comando, chamados Jon Baker (Larry Wilcox) e Frank Poncherello (Erik Estrada), que, munidos de sua farda de patrulheiros rodoviários, alternavam momentos de drama e comédia, mas sempre prezando pela honestidade e vontade de servir o próximo.




A série ganhou diversos adeptos em suas respectivas épocas de infância, tanto que foram oferecidos produtos associados a ela, como o kit completo de uniforme de patrulheiro (que eu tive também). De fato, como o sucesso da série era grande entre as crianças, a empresa de brinquedos Glasslite lançou uma variedade completa de brinquedos relacionados com ela, e confecções que produziam as roupas dos patrulheiros.


Essa imagem de honestidade dos policiais, que agiam de forma ilibada, solícita, competente, serviu como mote para o vídeo de logo a seguir, o qual fala de postura profissional e valores que as corporações estão resgatando e valorizando junto aos seus colaboradores.




Fazendo uma ponte a respeito disso, também coloco aqui, como um fomento à época realmente da inocência, algumas aberturas de seriados clássicos para matarmos as saudades. Um deles, com efeitos especiais até precários em relação aos atuais, é "O Elo Perdido". Vejam abaixo:




O Elo Perdido era uma série de TV feita para um público infantil, produzida e criada por Sid e Marty Krofft e apresentada originalmente pela rede NBC, entre 7 de setembro de 1974 à 3 de setembro de 1976, num total de 43 episódios de meia hora cada uma. Foi exibida no Brasil pela antiga TVS e pela Rede Globo.


Já "O Super Herói Americano", foi uma sátira aos heróis em quadrinhos, em especial o Super-Homem. A série estreou com muito sucesso, com índices de audiência impressionantes já no episódio piloto, mas encontrou problemas com a editora DC Comics, que entrou com uma ação judicial na tentativa de impedir o piloto de ser levado ao ar, alegando que a série infringia os direitos autorais do Super-Homem. Um juiz foi favorável ao Super Herói Americano e o piloto foi veiculado. Mesmo durante a 2ª temporada da série, a DC ainda tentava encerrar o seriado.


Na série, o professor Ralph Hinkley (William Katt), na companhia do policial Bill Maxwell (Robert Culp), são abordados no deserto por uma nave espacial. Um dos seres entrega ao professor uma roupa com super-poderes para combater o crime. A roupa vem acompanhada de um manual que ensina como utilizá-la, mas no caminho para casa, Ralph perde o manual e é obrigado a descobrir sozinho como tudo funciona.






Já a série "Alf - O ETeimoso", diz respeito a um alienígena chamado ALF (Paul Fusco), que segue um sinal de rádio amador para a Terra e acaba caindo na garagem da casa da família Tanner. Os Tanner são uma típica família de classe média em Riverside, Califórnia, EUA. A família consiste do assistente social Willie (Max Wright), sua esposa Kate (Anne Schedeen), sua filha adolescente Lynn (Andrea Elson), o filho mais novo Brian (Benji Gregory), e o gato Lucky.




O que não dizer das nossas tardes povoadas com os monstros de "Spectreman"? Mesmo a vilania do Dr. Gory e do seu assistente Karas, a série tinha o seu cunho social: fazia com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.


Pena que, ao garimpar o tema de abertura, eu não encontrei a parte onde era anunciado o bordão principal: "Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!"




O que todas estas séries têm em comum é a sua capacidade de agregar valores como senso de família, pureza, inocência e diversão em diferentes abordagens, algo que, segundo o vídeo de postura profissional, vem sendo retomado como valores importantes e fundamentais dos profissionais junto às empresas.


Até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...