Mundo Ideal - Existirá Algum Dia?



Todos nós pensamos, diariamente, em viver em um mundo de harmonia e igualdade social. Diferentes pensadores, cada qual a seu tempo e maneira, descreveram formas de reproduzir, seja pela crítica ferrenha (vide George Orwell, em "1984"), seja pela descrição de uma sociedade igualitária e justa (Karl Marx, Thomas Morus), esta ideia.


Neste sentido, vale citar Thomas Morus e uma proposta emblemática: “Os habitantes da Utopia aplicam aqui o princípio da posse comum. Para abolir a idéia da propriedade individual e absoluta, trocam de casa a cada dez anos e tiram a sorte da que lhes deve caber na partilha.” (MORUS, 1516, p. 81)

(Thomas Morus)

Nesta obra, entitulada "A Utopia", Morus nos apresenta uma ilha imaginária onde todos vivem em harmonia e trabalham em favor do bem comum. Desde então o termo “utopia” está associado à fantasia, sonho, fortuna e bem estar, que são aspectos formadores do ambiente utópico onde se desenvolveu a sociedade utopiana, no país chamado Utopia ou Ilha da Utopia que era dominada pelo rei Utopus.




Vale ressaltar que é bastante característico da espécie humana reclamar sempre a respeito dos seus infortúnios com a providência divina. É muito comum ouvirmos a expressão "por que Deus deixou que isso ocorresse comigo?", sendo que não paramos para pensar que Ele nos proveu de algo que nenhuma outra espécie do reino animal possui e que rege as decisões dentro de uma dicotomia bem/mal: o chamado livre arbítrio.



É por ele que podemos julgar se determinado ato é bom ou ruim. Se estamos infringindo a Lei (lembrando que nenhum cidadão é obrigado a fazer algo, se não em força da Lei), se estamos cumprindo ou não nosso papel de cidadão e se, principalmente, conseguimos exprimir nossa solidariedade e senso de gentileza para com o próximo.



Você já parou para pensar, para refletir a respeito de seus atos e as respectivas implicações para com o seu semelhante?



Faça esta auto-análise e reflita. Mudando algumas características falhas em direção ao bem, certamente você sentir-se-á melhor.



Até a próxima postagem, pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...