Definição de Amizade

"Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.

Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação.
Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.

A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
Popularmente, se diz que "o cão é o melhor amigo do homem"."

Eu, particularmente, acredito em todos os termos acima, mas também no poder do conhecimento que um ser humano tem ao verificar que aquele, que lhe parece paradoxalmente diferente, na realidade é tão igual quanto você. Quando é considerado bastante próximo na sua essência. A faculdade e outros locais de minha convivência, felizmente me fizeram constatar tal fato.
A Unibero me surpreendeu, fazendo conhecer pessoas de coração grandioso, como a Luciana, mulher em todos os sentidos que a palavra pode apreender, porque sabe administrar diversas questões complexas, muitas vezes sozinha, e manter a garra e perseverança nos estudos, além da fidelidade à causa da palavra amizade, para comigo.
Outro exemplo disso diz respeito ao Walter, um cara que eu não mantinha muito contato até o semestre passado, mas que mostrou grande amadurecimento, ao mesmo tempo que demonstra um bom humor e jogo de cintura em uma das situações mais difíceis que se pode lidar na vida: a paternidade. Também preocupa-se com os estudos, batalha, estuda e descobre: por tal fato, colhe muitos frutos profissionais e aumenta seu portifólio, algo notável.
Há também pessoas fora do âmbito universitário, evidentemente. Amigos e amigas, de cartas convencionais e inseridos no mundo virtual dos bits e bytes, os quais também sabem confortar e oferecer apoio nas ocasiões certas. Diversos nomes podem ser citados, cada um com sua história (Cris, Marina, Fabiana, Regis, Kathariny, etc...), cada um com sua importância. E, nos momentos mais difíceis, são diamantes lapidados que iluminam nossos caminhos e oferecem conforto, amparo e soluções.
Por essas e outras, por estes exemplos e muitos mais, os quais desejo enumerar de tempos em tempos, é que acredito no valor da palavra amizade. E agradeço a Deus por existir este vocábulo tão bonito em nosso dicionário.
Até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

Walter disse…
Glauco fico sem palavras para definir o que é a amizade que sinto por você! Você é um cara honesto, leal, estudioso, e um cara batalhador! Mesmo agente não tendo um contato nos primeiros semestres sempre te respeitei e sempre fui respeitado por você!
Isso fez com que eu e todos gostassemos de vocÊ, pois vocÊ é um cara que sabe se expressar, sabe ser amigo,e tem um bom e grande coração!
Eu a Lu e todos sempre vamos te considerar, pois você merece!
Vamos nos formar a faculdade vai acabar, mas os laços que atamos na faculdade vão pra sempre!

Grande Abraço Amigo!
Fica com Deus!

Walter
Lu Salomão disse…
Oi amigo fiquei emocionada, obrigada pela consideração que tem por mim e com certeza é recíproca viu, o que vou escrever para vc li hoje pela manhã e achei lindo, espero que goste:
"A felicidade é coisa sem jeito, mas com ela eu me ajeito. Não forço para que seja como quero, apenas acolho sua chegada, quando menos espero. E então sorrio, como quem sabe, que quando ela chega, o melhor é não dispersar as forças... E aí sou feliz por inteiro na pequena parte que me cabe. O que hoje você tem diante dos olhos? Merece um sorriso? Não pense duas vezes..."
Amigo a experiência de considerar e ser considerado, é acima de tudo a experiência do respeito."
Como disse o nosso amigo Walter e suas sábias palavras "Vamos nos formar e nossos laços serão para sempre"!!!
Bjs Lú

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...