Um Pedido de Desculpas ao Maurício de Sousa... - Rivalidade ≠ Ódio no Futebol

Todos nós sabemos que o futebol é um esporte que move milhões e promove cenas inusitadas, belas e de confraternização ao redor do mundo. Também envolve cifras astronômicas, como a última envolvendo Neymar e sua transferência ao futebol árabe. 

O número realmente é impressionante: ele terá como salário a impressionante cifra de 320 bilhões de Euros, incluindo salário, luvas e verbas comerciais. 


Mas o lado que gostaria de abordar aqui é o das famosas "rivalidades", tão importantes dentro do contexto social de muitos brasileiros, quanto outros hábitos aqui arraigados e vinculados às regiões de onde nascemos e/ou vivemos. Quem não vincula Minas Gerais com o pão-de-queijo, São Paulo com o virado a paulista, a Bahia ao acarajé e o Rio Grande do Sul ao churrasco à moda gaúcha e ao chimarrão? Quem não identifica um morador de determinada região pelo seu sotaque e/ou regionalismos?


É saudável você brincar com seu colega torcedor de time x por conta de uma derrota ou por conta de um jejum de títulos prolongado. Mas é esse realmente o termo: "brincar". Mas quando se utiliza um ícone tão presente na vida de todos nós, em nossa formação e na nossa infância, para expressar esta rivalidade em um ponto "fora da curva", a meu ver, torna-se realmente algo lamentável. 


Se não tivéssemos os dizeres mal-educados e acima disso, lamentáveis, finalizando a legenda da imagem, o pensamento inicial, considerando-se o protagonismo das personagens (Cascão e Cebolinha) e o próprio aniversário da Turma da Mônica (a Mônica completando 60 anos em 2023), seria que o desenho apresentaria uma frase semelhante a "inimigos não! Em nosso campo de jogo, a paz é quem faz gol!", ou algo parecido. 

Mas existe aquela predisposição em "polarizar", palavra tão na moda na política, e considerar o rival (para mim, não importa quem fosse o alvo, Corinthians ou São Paulo) como se fosse alguém a ser literalmente eliminado. 

Infeliz imagem a qual me faz ter a "vergonha alheia" e enviar ao Maurício de Souza um pedido de desculpas. 

Até a próxima postagem pessoal. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...