Lei de Gérson (Ontem) e Falta de Moralidade (Hoje)

Boa noite, pessoal.

Para quem não sabe, a expressão "Lei de Gérson" surgiu na década de 1970, quando o jogador Gérson, campeão mundial com a seleção brasileira em 1970, na Copa do Mundo do México, protagonizou um ridículo comercial dos cigarros Vila Rica (como se fumar fosse algo meritório ou algo que fizesse bem à nossa saúde). 

"Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!".


Trata-se de um princípio em que determinada pessoa ou empresa deve obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais. Ou seja, nada é mais contraditório do que endeusar supostas vantagens do fumo, sendo que sabemos de cor e salteado que as propriedades do cigarro são extremamente nocivas ao corpo humano ao longo do tempo, especialmente ao pulmão. Tanto que Gérson, o "canhotinha de ouro" da seleção brasileira, anos depois, afirmou estar arrependido de estrelar tal comercial. 

Pois bem, migrando isso para os dias atuais e para a falta de moralidade que reina em nosso mundo, e especialmente em nosso país, onde o famoso "jeitinho" brasileiro paira em tudo, a gente vê, infelizmente (e como uma extensão da postagem passada que fiz), valores morais serem motivo de piada pela juventude brasileira. A gente se depara, estarrecido, com depoimentos como o que está abaixo, onde a adolescente em questão conta vantagem em subtrair o benefício bolsa-família de uma pessoa, para poder adquirir bens materiais...


Daí vem novamente a frase célebre de Rui Barbosa...

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agiganta-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a desanima-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

Eu não tenho vergonha de ser honesto, mas do jeito que a coisa vai, honesto daqui a pouco vai ser considerado ilegal e "malandro" vai ser considerado honesto. 

Aonde tudo isso vai parar? Cabe a nós refletirmos e virarmos este jogo...

Até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...