Quando o Bicho Tem a Grandeza Maior que o Homem "Besta Fera"

Olá, pessoal.

Já comentei aqui, em postagens anteriores, a respeito da personagem do filme de Werner Herzog, chamado Kaspar Hauser, uma criança que foi privada do convívio na sociedade por muito tempo e que não conseguia discernir, por conta do aprisionamento a que foi submetido durante boa parte da sua infância.

Kaspar Hauser recebeu o apelido de "besta fera" por alguns críticos.


Quis pegar este mote para desenvolver um raciocínio em cima de um fato lamentável que ocorreu nesta semana: o cãozinho Titã, de quatro meses, que foi enterrado vivo em Novo Horizonte (interior de São Paulo) e foi resgatado vivo após 12 horas nesta condição.


Estamos acostumados, dentro de nosso linguajar cotidiano, de associar condutas, opções sexuais e até mesmo condição física desfavorecida a nomes de determinados animais. Ou seja, em utilizar os seus nomes de uma forma pejorativa e depreciativa. Sabemos exatamente no que implica a expressão "baleia" (aos obesos), "cobra" (a uma pessoa maquiavélica), "burro" (no afã da impaciência, quando alguém não entende algo ou distorce o entendimento)... enfim, haveria possibilidade de enumerarmos mil opções para ilustrar este texto.

O ponto que quero chegar após analisar este acontecido, diz respeito à atribuição de papéis na situação: porque, ao autor desta atrocidade, caberia muito bem aplicarmos aqui as alcunhas de "besta fera" ou "animal", tamanha a falta de sensibilidade ao cometer este ato. Mas, parando para pensar, chamá-lo de "animal" estaria na realidade ofendendo a este reino de seres, porque o indefeso cãozinho (vulgo "animal"), representou a parte muito mais "humana" desta quase totalmente trágica histórica, por mais irônico que isso possa ser.

Neste caso então, Titã apresentou um nível de grandeza digno de heróis, por ter buscado dentro de si uma forma de sobreviver. Já nós, espécie humana, mais uma vez demos exemplo que nem sempre livre arbítrio, inteligência (seria suposta apenas????) e autonomia nas decisões nos conduz a um caminho correto.

Até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...