No Meio do Caminho... Muitas Pedras

Pessoal, boa noite.

Elaborei esta crônica a partir do drama dos mineradores chilenos, que passaram quase 70 dias nos subterrâneos do planeta.

Espero que todos gostem e até a próxima postagem.
"Poderia repetir-se, parafraseando (ou metaforizando), um grande clima de aridez de 37 anos atrás, onde as famosas e trágicas “Caravanas da Morte”, organizadas pelo regime ditatorial de Augusto Pinochet, assassinaram 16 homens nas cercanias da área da mina San José. Dentre eles, alguns mineiros.

Mas a aridez, desta feita, ficou restringida ao cenário, na região do deserto do Atacama. Porém tivemos, em Copiapó, a oportunidade de acompanhar ao vivo, uma espécie de renascimento de 33 homens quase condenados à morte, enclausurados em um subterrâneo do Planeta Terra.
Superar 70 dias de privação de liberdade, a níveis altíssimos de umidade do ar e temperaturas sufocantes, sendo que nos 17 primeiros dias tivemos desconhecimento do fato, representou uma proeza e superação quase sem precedentes na história humana.
Agora, após os holofotes de uma operação de resgate transmitida, difundida para milhões de telespectadores, qual a expectativa em torno dos protagonistas e do presidente Sebastián Piñera? Do segundo, já tivemos aumento de popularidade, por conta de sua presença nas operações de resgate, do discurso proferido junto à paisagem árida e o sol desértico, conferindo uma aura de estadista messiânico.
Do lado dos mineiros, existe uma tendência inicial de torná-los “pop-stars”. O assédio da imprensa, esta ávida por colher histórias e referências literárias, faz com que o grupo dos 33 heróis viva um dilema: manter ou romper o pacto de silêncio firmado por eles? Deixar-se levar por somas tentadoras de dinheiro, inimagináveis outrora, dentro do contexto destes trabalhadores, ou manter-se incólume à tentação?
Parecem pedras mais difíceis de quebrarmos, em relação à perfuração de quase 700 metros de rocha maciça... afinal, nossas necessidades e nosso coração não são de pedra. E o nosso sentimento de preservação grita, às vezes, almejando por privacidade e discrição."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

São Paulo - 460 Anos - Fatos e Curiosidades - Feliz Aniversário!!!

Plásticos, Vidros, Químicos - Crônica de uma Abordagem Inusitada dos Elementos Inanimados...