Resiliência e Perseverança Contra os Conflitos - Salmo 39...
Nós, humanos, em sua maioria, adotamos algum modo de nos conectarmos espiritualmente com algum dogma, religião ou divindade. Ou, ao menos, quando não seguimos uma religião, concordamos quanto ao poder de alguma entidade misteriosa, quanto à condução de nossas vidas.
Eu passei a retornar com este hábito de dedicar esforços no sentido de poder me conectar com outras instâncias como o pensamento, pelo aconselhamento materno. Refleti nos últimos dias sobre qual seria a passagem literária ideal para ilustrar o momento de sabedoria compartilhado e me deparei com o Salmo 39 da Bíblia.
Quando somos afrontados constantemente por outras pessoas e somos desafiados a reagir, nem sempre este é o melhor caminho a seguir. Porque muito de nossa saúde física é regido pela mente, e esta conduz nossas atitudes.
"Vou ter cuidado com a minha maneira de viver e não vou deixar que a minha língua me faça pecar."
Estes são dizeres provenientes do Salmo 39, o qual versa sobre alguns medos e incertezas perante a autoridade imposta a nós. Como principal mensagem, deixa o aconselhamento de não nos deixarmos levar pela raiva ou até mesmo por algo mais forte que isso, sendo intempestiva e incontroláveis em nossas reações. Retrucar e entrar no clima da discussão não é saudável...
Mas estar angustiado e não se posicionar nos torna, por outro lado, agoniados. Perdemos a energia vital e nós questionamos: será que vale a pena existirmos? Temos algum propósito de vida? Somos relevantes dentro da existência do Planeta Terra?
Certamente em números absolutos, um individuo pode não representar algo relevante, porém cada tesouro que deixamos, uma pequena moeda, dá forma a este baú de graças...
Comentários