Lidando com "Rótulos" (Literais ou Não)...

Como devemos utilizar em nosso cotidiano a palavra "rótulo"? Em alguns sentidos diferentes... No mais literal possível, ele expõe nos produtos informações valiosas acerca de sua composição nutricional (no caso de alimentos e medicamentos/suplementos), peso, local de fabricação e validade. Ademais, representa uma corporação, uma empresa e sua filosofia de identidade visual perante seus clientes.

Mas existe a aplicação na qual nós atribuímos ao nosso semelhante uma determinada característica. Em muitos casos de forma pejorativa e depreciativa, sem sabermos, ao certo, se aquilo corresponde a verdade. Nós, impulsionados por uma cólera gigantesca, nos deixamos levar por tal sentimento ignorando a viabilidade de uma solução pacífica para tal contenda.

Mas, assim como podemos insistir em nossa opinião, sendo irredutíveis em relação aos vieses filosóficos, temos uma renovação de esperança trabalhando em segundo plano, fomentada pelo reencontro de uma alma gêmea, renegada por conta da incessante rotina, não por desconsideração.

Este "museu de grandes novidades", melhor classificado pela palavra amizade, coloca o paradigma da prepotência em último lugar, relegando-o a sua insignificância...

Vivenciei nós últimos dias estas duas esferas de conduta e mais uma vez posso afirmar: o melhor caminho é aquele direcionado ao diálogo e transparência. Tentar transmitir uma imagem diametralmente oposta ao jeito de ser, às individualidades, torna-se uma armadilha quase impossível de se desvencilhar. Faz com que sejamos artificiais, falsos e desprovidos de autenticidade.

Para finalizar, acreditemos que o respeito é um ato a oferecer a todas faixas etárias. Que é merecedor especialmente (mas não unicamente) aos mais velhos. O fato de opinamos contrariamente a um aconselhamento de pessoas mais experientes não denota insubordinação. Pode ser, pelo contrário, a quebra de paradigma de mais um rótulo engessado, que coloca às margens de um debate saudável, determinados segmentos de nossa sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???

Pai - Seis Meses de Ausência... (Um Dia Volto à Califórnia... e ao Canindé)

Passos Maternos... E Sua Representatividade... Uma Visão de Filho...