Nero e a "Dança da Manivela"... - Será Possível???
Boa noite, pessoal!
"Deus criou o homem, o homem criou Nero, e Nero criou (?) a "Dança da Manivela(??????)". Bem, sabe-se lá porque, talvez a título de sátira, talvez a título de ser uma música tão "maravilhosa" e viciante, esta música ficou na minha cabeça durante o dia todo de hoje...
Talvez a principal justificativa de Nero (último imperador da linhagem de Julio Cesar) ser o imperador que foi, conhecido por seus atos de loucura e por sua juventude impulsiva, seja realmente ter sido criado pelo homem e agraciado na letra desta estupenda música. Com esta energia contagiante e até um interlúdio a fazer inveja a "Ben Hur" (só que em um tempo muito mais condensado), deve ter sido muito inspirado a criar esta modalidade de dança.
A paixão de Nero pela arte dramática e pelos espetáculos, unida a um desejo quase infantil de ser famoso e aplaudido, levou-o a atuar como poeta e músico e a participar de corridas de biga. E... a criar a estupenda "Dança da Manivela(?)"... De fato, trata-se de um espetáculo incrível, porém a interpretação da letra nos dá margem a algumas perguntas.
Por exemplo: em uma passagem da música, é cantado o seguinte:
Aqui tá frio
Muito quente, aqui tá frio
Aqui tá quente, aqui tá frio
Muito quente, aqui tá frio
Muito quente, aqui tá frio
Aqui tá quente, aqui tá frio
Muito quente, aqui tá frio
Mas Nero não aprovaria esta transcrição de letra e certamente aplicaria castigo similar ao dado a Popéia, uma de suas ex-esposas: um chute no ventre, que a matou, pois, se a ele é atribuído o incêndio na cidade de Roma, no ano 64, o frio não poderia ter vez na música.
A letra também sugere tratamento carinhoso e diferenciado para com as pessoas, algo que não é muito típico de Nero, de acordo com os livros de história. Os diminutivos carinhosos (peitinho, umbiguinho, etc), não condizem muito com o seu "modus operandi" que consistia em tirar do caminho quem não mais o satisfazia. Dentre outros fatos, atribui-se a ele a morte de Agripina, uma das conselheiras que o puseram no poder, o assassinato de Otávia (ex-esposa, a qual divorciou-se para ficar com Popéia), além de outras atrocidades.
Até a próxima postagem pessoal! E, por favor, tentem tirar esta música da CABEÇA!
Comentários