Anos de Amizade... Em Mais um Ano Novo - Vamos a 2025...
Eu considero a tríade amigos, livros e mãe, fundamental para que nos sustentemos em cada ano. E em 2025 eu traço aqui um breve discorrer de linhas para primeiramente agradecer às várias pessoas importantes neste sentido.
Na maior parte dos casos, o mundo virtual representou o meio de transmissão da mensagem, porém isso não significou uma falta de vontade ou desleixo em relação à dedicação oferecida a este grupo, mas sim uma circunstância de vida a qual eles têm ciência e por tal fato, consentiram quanto a esta forma de comunicação.
Nós sabemos: a atmosfera criada pela proximidade de um novo ano sempre nos remete a um rol de intenções positivas e isso inclui todos os nossos entes queridos, pessoas próximas e os fundamentais AMIGOS.
Em 2024 eu tive a grata oportunidade de estabelecer novas amizades, valiosíssimas não apenas por conta da lealdade, mas pela decisão espontânea de constituir uma estrada de vida sincera, fiel e recíproca, tendo o respeito e o pacto de honestidade como alguns dos pilares desta constituição.
Mas o aprendizado mais bem absorvido e principalmente praticado por mim, a partir do momento que conheci estes valiosos tesouros, chamados amigos, foi seguir uma linha desprendida de julgamentos, de maneira a não manter uma conduta de "crítica destrutiva" em relação ao seu modo de agir, filosofia de vida e decisões. Por outro lado, a opção foi por desenvolver (aí agradeço aos cursos de formação que fiz durante 2024) a chamada "escuta ativa", esta como se fosse uma espécie de ombro amigo, na medida da importância, "rapport", proximidade e compreensão a respeito também do "timing" que nossos parceiros necessitam para não serem literalmente sufocados em sua autonomia.
Aprendi, aperfeiçoei, melhorei como pessoa neste sentido, tendo um quinhão de participação no processo de reflexão por qual passei, de meus pais (inclusive meu saudoso pai, que nos deixou neste ano que se encerra), parentes (primos, irmã, etc...) e outras pessoas do convívio. E aqui rendo mais algumas palavras especiais aos amigos, dado que, cada um, com seu rol de especialidades, sempre esteve presente, à sua moda (em termos de maneira de se manifestar) e disponibilidade de tempo.
Por isso, agradeço toda esta jornada durante 2024 que me foi especialmente valiosa em demonstrar a existência de pessoas que capturam nossa essência, seja de maneira recente, seja ao longo do tempo ou resgatada após anos de afastamento e em me ensinar um princípio que pretendo levar para muitos e muitos anos: julgar menos, compartilhar mais. Reconheço que há uma jornada particular muito ampla a cumprir neste sentido, mas tenho trabalhado para promover pequenas "reformas íntimas" ao longo do tempo, revendo caminhos incorretos percorridos e decisões não tão idealmente conduzidas.
Feliz 2025 a todos!
Comentários