"Turbulência Publicitária?" - A Importância do Contexto Cultural Na Mensagem...
As maracas são instrumentos musicais difundidos nas comunidades indígenas brasileiras, tendo uma representatividade forte não somente para a marcação da música durante as danças, mas também um significado espiritual.
É uma das variantes dos instrumentos de percussão, sendo que em nosso samba é mais comumente encontrarmos o uso do chocalho ou até mesmo do xequerê na composição de uma bateria. Esse é o ponto 1 que gostaria de abordar neste artigo de hoje.
O ritmo de nosso samba, a não ser quando o contexto do tema do desfile ou alguma parceria se estabelece, é bem característico, tendo um refrão bastante marcante e uma história baseada em um enredo. Este é o ponto 2.
O ponto 3 é o chamado "estereótipo", palavra que consiste em um contexto ou imagem pré-concebida de um país, tendo como base a visão um tanto quanto limitada e rotulada neste caso, do Brasil.
Por fim, e considerando a maneira com que se enxergam características, pontos turísticos, belezas naturais, jeito de ser e outros aspectos dos habitantes, cada indivíduo compõe a sua visão a respeito de São Paulo e Rio de Janeiro, cidades mais conhecidas e pontos de desembarque ("hubs") preferenciais das companhias aéreas estrangeiras que mantém suas rotas com destino ao Brasil.
O filme promocional da Virgin Atlantic sobre o vôo Londres - São Paulo, que será inaugurado em 2024 abordou os 4 pontos elencados acima e até mesmo outros não citados nesta análise. E as opiniões concentraram-se em duas vertentes: polêmica x aceitável pelo bom humor que ali se imprime.
Os dois lados portanto têm as suas respectivas opiniões? O que neste caso prevalece?
Veja abaixo o filme para que seja possível refletirmos.
Até a próxima postagem, pessoal.
Comentários