Atleticano Por Um Dia... (Por Uma Boa Causa)
Olá, pessoal.
Hoje me rendi, por alguns momentos, às cores alvi-negras do galo mineiro, por "culpa" de uma bonita história, inspirada por pais que não impõem limites e não medem esforços para realizar sonhos de seus filhos, seja qual for a limitação apresentada.
Escudo do Clube Atlético Mineiro
Aquilo que formalmente é desalentador, pela restrição da medicina, prova-se desafiador e inspirador para pais, que mesmo de origem humilde e de pouco conhecimento nesta ciência, utilizam da sua criatividade e fé para o desenvolvimento de facilidades e medicamentos, com a finalidade de superar um prognóstico apresentado como fatalista em primeira instância.
Assistindo à reportagem do Fantástico de hoje, por sinal a de abertura, me veio à mente a bonita história, reproduzida no cinema e protagonizada por Susan Sarandon e Nick Nolte, no filme "O Óleo de Lorenzo" (1993).
Filme "O Óleo de Lorenzo"
No caso deste filme, a história é centrada em Lorenzo Odone, que é acometido por uma raríssima doença denominada AdreunoLeucoDistrofia. A AdrenoLeucoDistrofia (ALD) é uma doença hereditária transmitida sempre pela mãe, mas que só afeta os filhos homens e leva à morte poucos anos após diagnosticada.
Ela provoca uma incurável degeneração no cérebro porque decompõe a bainha de mielina (substância gordurosa que cobre os axônios e seus feixes. Não apenas atua como um bom isolante, como é estruturalmente desenhada para promover a liberação rápida e eficiente de um impulso nervoso).
Assim como no caso dos pais de Lorenzo Odone (foto abaixo), que tornaram-se autodidatas e pesquisadores contumazes para encontrar uma cura a esta doença, dado o cenário desenganador oferecido pelos médicos, desenvolvendo o chamado "óleo de Lorenzo", o pai de Felipe, Izabelle e Vitor, apropriaram-se de um quê de "professores Pardais do bem" e arregaçaram as mangas para desenvolver estudos e inventos para oferecer sobrevida e felicidade aos seus queridos filhos.
Lorenzo Odone
No caso de Lorenzo Odone, estudos realizados com o Óleo de Lorenzo, suplemento a base de ácido oléico e ácido erúcico, demonstraram que o tratamento ajuda a normalizar os níveis de ácidos graxos de cadeia muito longa. “O Óleo de Lorenzo quando utilizado em pacientes assintomáticos diminui o risco de desenvolvimento da doença degenerativa, e em alguns pacientes sintomáticos pode melhorar a qualidade de vida e prolongar a sobrevida", explica a Dra. Ana Maria. No Brasil, o Óleo de Lorenzo é comercializado pela Support Advanced Medical Nutrition, empresa do grupo Danone.
Retornando à reportagem que assiti no Fantástico, utilizei-me, para justificar o título da postagem, da velha e eficaz frase de "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas: "um por todos e todos por um". Se o Felipe, feliz e radiante por ter feito os primeiros gols de sua vida também ficou entusiasmado em ver o seu time de coração ganhar uma partida (mesmo sendo o Atlético Mineiro), tornei-me atleticano por uma noite, pois assim também me senti vencedor e emocionado.
Aqui segue o link para a bonita reportagem introdutória do Fantástico de hoje: http://tinyurl.com/8j6uq6a.
E abaixo o Felipão em ação:
O clipe original do Skank...
De arrepiar...
Até a próxima postagem, pessoal.
Galo na veia (só por hoje...).
Comentários