FOMO x Plano Ceibal - Formas Diferentes de Ver a Tecnologia

Hoje em dia está muito em voga o termo FOMO (Fear of Missing Out), conceito que consiste em um medo contínuo de estarmos fora das tendências tecnológicas e também podemos assim dizer, da atualização dos signos de consumo como os Smartphones e Tablets. 


Momentos icônicos no Instagram, sob o pano de fundo de uma praia paradisíaca, uma grande geleira (podem ser os "Glaciares" da Terra do Fogo), ou uma perigosa escalada, têm que ser postados quase que como uma obrigação indissociável, para demonstrar que a chave do sucesso e da felicidade nos acompanham, não importa o momento vivido. 

Momentos efêmeros de reprodução de uma grande novidade, de atualizações provenientes do mundo das celebridades, dos "posts" mais recentes, são compartilhados aos milhares no Facebook. Notícias do seu time de futebol, das tendências comportamentais, dos movimentos de grupo, complementam o cardápio multifacetado de possibilidades desta enorme rede social. 

Mas existe uma forma de uso da tecnologia que destoa disso tudo e foi muito bem aplicada em um país vizinho que, apesar de denominado "República Oriental", situa-se na parte Ocidental do globo terrestre: o Uruguai. 

Desde o ano de 2007 foi implantado nesta pequena nação um programa de distribuição de laptops de baixo custo à rede pública, visando auxiliar no desenvolvimento educacional das crianças em idade escolar ativa, especialmente em disciplinas como matemática e inglês. 


O nome do programa é "Plan Ceibal", cuja sigla significa "Conectividad Educativa de Informática Básica para el Aprendizaje en Línea", tendo sido inspirado a partir do Fórum Econômico Mundial de 2005, por Nicholas Negroponte, que conduziu o projeto "One Laptop Per Child", associando as tecnologias de informação ao desenvolvimento, progresso, criação de riqueza e qualidade de vida. 


A aceitação foi um sucesso e hoje o programa é uma referência na área educacional uruguaia. Dentre os números alcançados, podemos destacar os seguintes:

1. Mais de 2,5 milhões de tablets distribuídos entre 2007 e agosto de 2021. 

2. 99.8 % de matriculados (789.000 usuários) acessando a Internet com banda larga (agosto/2021).

3. 100% das instituições de ensino (3.023 locais), com cobertura wi-fi (agosto/2021). 

Aparte os números e o sucesso do programa em si, a intenção de ter descrito conceitos tão independentes entre si nesta postagem teve a finalidade de demonstrar que os dispositivos e a tecnologia (o "digital") podem conviver harmonicamente com o lápis, papel, borracha e caneta (o "analógico"), sem que os dois mundos não interfiram nocivamente na formação dos jovens estudantes. O FOMO neste caso está longe de estar em voga devido a um conceito que muito falta aqui no Brasil: a equidade. 

Mais informações sobre o programa uruguaio podem ser obtidas mediante consulta às fontes abaixo:

https://www.ceibal.edu.uy/es.

https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/especial-tecnologia-na-educacao-plano-ceibal,86b1b3cc-c7ed-41ca-8c69-000446c3cbca

Até a próxima postagem, pessoal.



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