Descobri o Porquê de "Transparência Brasil" - O "Banheiro de Vidro"
Boa tarde, pessoal!
Na linha das descobertas que nos propomos a realizar no Ano Novo, consegui compreender, bem como já o havia feito na questão do "país do futuro", a alcunha que o Brasil tem no slogan "Transparência Brasil".
Poucos sabem, mas esta organização constitui-se de premissas muito sérias, pois considera que, apesar de sermos formalmente um país democrático, ainda falta muita coisa a se fazer para alcançar tal estado de ordem. Apesar de termos eleições diretas, por exemplo, o voto não é facultativo na maior parte dos estratos da população, representando uma antítese direta ao próprio conceito básico da palavra DEMOCRACIA.
A organização "Transparência Brasil" mantém em sua página, por exemplo, um instrumento fiscalizador da atuação dos órgãos da imprensa, no que tange à cobertura do notíciário sobre corrupção. O link http://www.deunojornal.org.br/, lista, a partir de um filtro customizado, as publicações ligadas ao assunto para que os cidadãos fiquem cientes da linha do tempo em processos como, por exemplo, o mensalão. Infelizmente (ao menos no acesso de hoje), outro instrumento que julgava interessante para fiscalizarmos, o link http://www.excelencias.org.br/, está temporariamente suspenso.
Já o governo federal, mantém um site chamado "Portal da Transparência" (http://www.portaltransparencia.gov.br/), o qual permite encontrar dados detalhados sobre a execução orçamentária e financeira do governo
federal, bem como acompanhar os recursos públicos transferidos pela União ao exterior, a estados e
municípios brasileiros, ao Distrito Federal, a instituições privadas e aos
cidadãos.
Mas parece que alguém não entendeu bem o conceito de "transparência" na construção de um prédio público em Ponta Grossa, no Paraná...
Não, caros leitores. O que vemos acima não se trata de um novo cenário do BBB (o famoso "aquário"). Trata-se de uma fachada do Conservatório Musical Maestro Paulino Martins Alves, localizado na Rua dos Operários, em Olarias, Ponta Grossa.
O projeto original data de 2011. A obra, que foi construída para abrigar uma escola de música, é toda em vidro e transparente. Ela custou R$ 3 milhões e levou dois anos para ficar pronta. Como não permitia alterações no projeto original, a partir de fevereiro, após o período de férias, o conservatório de música será usado por crianças e adultos.
Além dos banheiros transparentes, ainda há outra curiosidade na construção. As portas, que também são de vidro, colocadas no andar superior são saídas de emergência e estão à espera de uma escada do lado de fora.
O Secretário de Planejamento da cidade, João Ney Marçal, informou que a obra deve passar por adaptações e que a empreiteira responsável irá ser chamada para consertar o problema. Ou seja, mais dinheiro público indo para... a privada!
Não é essa "transparência Brasil" que queremos, não é mesmo?
Até a próxima postagem, pessoal.
Comentários